Pesquisar

Biografia

BIOGRAFIA JOÃO SCORTECCI


Escritor, editor, gráfico e livreiro.

Nasceu em Fortaleza, Ceará, em 1956. Veio para São Paulo em 1972, onde reside até hoje. 

É Diretor-Presidente do Grupo Editorial Scortecci, desde 1982, Presidente da ABIGRAF, Regional São Paulo, Membro do Conselho Eleito da CBL - Câmara Brasileira do Livro, Membro do Conselho Técnico Editorial do SNEL - Sindicato Nacional dos Editores de Livros, Curador do Prêmios de Excelência Gráfica Luiz Metzler, docente da Escola do Escritor e blogueiro nos endereços: Amigos do Livro, Livros para Todos, Blitz Literária e Livros & Autores.

Autor de 24 títulos publicados, mais de 40 edições, entre eles: A morte e o corpo, O Eu de mim, Água e Sal - Fragmentos de tempo algum, Na linha do cerol - Reminiscências poéticas, Quase tudo, Guia do profissional do livro (coautoria), A Maçã que guardo na boca, As aventura de Olga Wap, Dos cheiros de tudo - Memórias do olfato e Menino Tipográfico e outras histórias, volumes 1 e 2.  

Prêmios Literários: Sesquicentenário da Independência do Brasil - Melhor Frase (1972) e Prêmio Itajaí de Poesia, com o livro O Eu de mim (1982).

Prêmios Editoriais: Jabuti (mais sete vezes finalista), Prêmio APCA (melhor livro do ano e autor revelação), Prêmio ABL (melhor livro de poesia), Prêmio Machado de Assis, FBN - melhor romance e Prêmio Pen Clube do Brasil.

Foi Conselheiro de Humanidades, da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) , Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, de 1999 até 2008, 4 mandatos. Foi diretor da UBE - União Brasileira de Escritores, em três gestões, membro do GEDIGI, grupo empresarial da Abigraf - Regional São Paulo, diretor da ANL - Associação Nacional de Livrarias e Diretor Adjunto e vice-presidente da CBL - Câmara Brasileira do Livro, em três gestões.